SIPAT: 4 dinâmicas para engajar os colaboradores a falar sobre SST em 2023
Tabela de conteúdo
A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho – é o momento em que os técnicos e colaboradores podem aproveitar para falar sobre Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas

Você sabe como manter o interesse e o comprometimento de seus funcionários durante a SIPAT da sua empresa? Pode ser difícil criar ações que motivem os funcionários. Por isso, realizar atividades dinâmicas e interativas, como dinâmicas da SIPAT, é uma ótima estratégia.
Neste texto, vamos discutir o valor de realizar dinâmicas da SIPAT e apresentar algumas ideias de atividades práticas que podem tornar esses eventos mais atraentes e eficazes na sua empresa.
Por que um bom planejamento de SIPAT é importante?
A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – é uma atividade obrigatória exigida pela NR-5 que tem como objetivo fornecer informações sobre segurança no trabalho aos funcionários de uma empresa.
>> Saiba mais sobre as atribuições da CIPA de acordo com a NR-5 <<
Além disso, a SIPAT também ajuda os profissionais a se tornarem mais conscientes de seus hábitos e atitudes no trabalho, reforçando a importância de escolher comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar deles.
No entanto, cada empresa tem necessidades e desafios específicos e cada equipe de trabalhadores tem um perfil único. Portanto, eventos padronizados, como palestras e treinamentos, podem não ser a melhor opção para a sua empresa. Talvez a melhor maneira de garantir a eficácia da SIPAT na sua empresa seja investir em atividades mais dinâmicas e lúdicas.
Quais os benefícios de incorporar dinâmicas durante a SIPAT?
Incluir dinâmicas na SIPAT é uma ótima maneira de melhorar o ambiente de trabalho, pois elas permitem que os funcionários participem ativamente das atividades propostas. Isso facilita a absorção de conhecimento e a aplicação do que foi aprendido no dia a dia de trabalho, além de motivar e integrar os funcionários e chamar a atenção deles.
Outra vantagem de investir em dinâmicas é que elas permitem que você transmita informações úteis de maneira mais leve e sutil, de forma diferente para os funcionários. A interação e a troca de experiências proporcionadas por essas atividades melhoram o diálogo e a comunicação da equipe sobre questões de segurança.
Os funcionários tendem a se sentir mais à vontade para esclarecer dúvidas e falar sobre dificuldades no trabalho e, assim, conseguem encontrar soluções em conjunto, aumentando o cuidado com a segurança no ambiente corporativo.
>> Conheça a importância da SIPAT para as empresas <<
Algumas dinâmicas para incorporar durante uma SIPAT
Existem várias atividades que podem ser realizadas na SIPAT, mas a eficácia delas dependerá da análise das necessidades da sua empresa, do perfil da equipe e dos objetivos de cada uma.
É importante entender quais são os setores e comportamentos mais problemáticos em relação à segurança dos funcionários. Por exemplo, os trabalhadores podem não usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) ou usá-los de maneira incorreta, o que compromete a segurança e a vida útil desses equipamentos.
Portanto, é importante, junto com os trabalhadores e gestores, entender quais são os pontos de intervenção que precisam ser foco nas dinâmicas da SIPAT. Além disso, é importante conhecer o relacionamento entre os funcionários, ou seja, entender como eles se relacionam no dia a dia.
Lembre-se também de que algumas dinâmicas dependem de uma maior interação e, se a equipe não tiver uma comunicação aberta previamente, elas podem causar mais constrangimento do que resultados positivos.
>> Confira 5 ações para abordar sobre Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa <<
Aqui estão 4 dinâmicas da SIPAT que podem ser aplicadas na sua empresa:
1. Quiz

Uma ideia interessante para a SIPAT é realizar um quiz depois das palestras. Você pode criar perguntas sobre o assunto da palestra e reunir os colaboradores em grupos para responder.
Para tornar a atividade mais dinâmica, você pode fazer com que eles corram até um local específico para responder as perguntas e oferecer um prêmio para o grupo vencedor.
Isso ajudará os seus colaboradores a absorver melhor o conteúdo da palestra e também promoverá a movimentação física após um período em que eles estiveram sentados.
2. Batata quente

Nesta dinâmica, os funcionários são convidados a escrever dúvidas e dificuldades relacionadas à política de segurança do trabalho da empresa em um papel e colocá-las em uma caixa.
Em seguida, todos se sentam em círculo e passam a caixa um para o outro até que a música pare. Quando a música parar, a pessoa que estiver com a caixa deve ler uma dúvida e tentar respondê-la. Se ela não souber, outra pessoa ou a comissão pode responder.
Depois, há alguns minutos para que os colaboradores discutam a dúvida apresentada e compartilhem suas opiniões. Isso ajuda a esclarecer as dúvidas dos funcionários, promove um canal de comunicação aberto entre eles e fortalece a equipe como um todo.
3. Jogo dos 7 erros

Pode parecer um jogo infantil, mas esta é uma ótima maneira de fazer com que os colaboradores memorizem as situações em que a Segurança do Trabalho pode ser aplicada.
O jogo é simples: apresente imagens, sejam elas fotos ou desenhos, mostrando situações do cotidiano de trabalho que apresentem erros de segurança. A seguir, reúna os colaboradores em grupo e os desafie a identificar esses erros.
Depois, é importante incentivar os funcionários a conversarem sobre as possíveis consequências desses erros e as dificuldades que encontram em seguir as regras de segurança. Dessa forma, eles poderão refletir sobre suas próprias atitudes e sobre as consequências delas para sua saúde e a dos colegas de trabalho.
4. Mímica/Imagem & Ação
Imagem & Ação foi um jogo que ficou muito famoso no Brasil por volta do final da década de 1980 pois era uma dinâmica que congregava os grupos de maneira informal a partir da mimetização de palavras ou ações que lhes eram dados.
Um exemplo de como isso poderia ser aplicado para uma dinâmica de SIPAT é fazendo com que os colaboradores tentassem adivinhar quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para isso, é simples: coloque os nomes dos EPIs em um recipiente.
Depois, divida os colaboradores em grupos e peça para que um deles pegue um dos papéis com o nome do EPI sem mostrar para os colegas. O colaborador deve fazer um desenho ou uma mímica para que os outros integrantes do grupo possam adivinhar qual é o EPI. Essa é uma forma divertida de promover o conhecimento sobre os EPIs e de incentivar o uso adequado desses equipamentos.
Promover estes tipos de atividade é uma oportunidade única para que os funcionários possam não apenas aprender mais sobre segurança nos seus ambientes de trabalho, mas também para que possam se integrar e criar uma relação mais saudável entre si durante o momento laboral.
Além disso, alguns dos outros benefícios de promover ações como essas são:
- Maior envolvimento dos profissionais durante os eventos;
- Entendimento da importância da saúde e da segurança do trabalho;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição da ocorrência de acidentes.
Aproveite para iniciar 2023 trazendo o foco das suas operações para a Saúde e Segurança do Trabalho.