NR-10: 7 mitos e verdades sobre instalações elétricas

Francis Ricardo Baretta
Francis Ricardo Baretta
Publicado em
Tempo de leitura de 5 minutos

Embora façam parte do nosso dia a dia, muitos mitos cercam a implementação de instalações elétricas, seja em contexto residencial ou industrial

Mito verdade

Com certeza você já deve ter ouvido teorias e histórias sobre energia elétrica que o levaram a ficar com medo sobre o seu manuseio. Por mais que estejam presentes no nosso dia a dia, as instalações elétricas causam muitas dúvidas por se tratar de um assunto mais técnico.

Pode acreditar: você não é o único que tem estes receios. Existem muitas pessoas, inclusive os próprios profissionais eletricistas, que têm dúvidas devido a ideias pré-concebidas que não condizem com a realidade.

Bem, as Normas Regulamentadoras surgiram para acabar com muitas destas indagações. No caso da atividade com eletricidade, quem trata sobre isso no âmbito da Segurança do Trabalho é a NR-10. Ela existe justamente para garantir a segurança do pessoal envolvido no trabalho com instalações elétricas e traz orientações sobre projeto, execução, reforma, e outras atividades relacionadas à eletricidade.

>> Saiba do que se trata a NR-10 no nosso artigo sobre o tema <<

Hoje em dia, no entanto, com o acúmulo crescente de informações sendo disseminadas por praticamente todos os meios, nós lidamos com muitos mitos com relação às instalações elétricas e outras verdades que não podem parecer reais de acordo com o senso comum.

Vamos esclarecer melhor alguns deles para colocar os pingos nos i’s? Vem com a gente:

1. Aparelhos com altas tensões, como de 220V, gastam menos energia do que os de 110V?

Mito!

Inclusive nas próprias indústrias, onde se tem um maior consumo de energia elétrica, é comum usar tensões altas, como de 220V ou de 380V para economizar nos cabos e fios. A única diferença é que, quanto maior a tensão, menor é o fluxo de corrente elétrica e, portanto, menor é a espessura dos cabos.

O que é sempre preciso se atentar é para não ligar um aparelho de 100V em uma tomada de 220V, ou vice-versa, uma vez que isto acaba prejudicando o funcionamento e pode até mesmo queimar o equipamento.

>> Conheça a classificação de tensão da NR-10 <<

2. Instalações mal dimensionadas podem ser perigosas e aumentar o consumo de energia?

Verdade!

Fazer a manutenção constante de instalações elétricas, principalmente nos lares, não é só uma questão de segurança, mas de economia. Caso haja falta de atenção para detalhes como a má instalação dos fios, é bem possível que haja prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação.

Isto porque quando não é feita uma boa instalação, a energia passa a ser utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ao invés de transformar eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando, assim, o consumo de energia elétrica.

3. Equipamentos ligados em uma mesma tomada, como, por exemplo, em um ”benjamim” ou “T”, aumentam o consumo?

Mito!

Vários equipamentos em uma mesma tomada não modificam o consumo de energia para além do normal. Porém, para uma boa segurança. especialmente nas instalações elétricas, é bom evitar. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente, e o acúmulo de equipamentos em uma mesma fonte pode resultar em sobrecargas ou mesmo provoca incêndios, em casos mais extremos.

4. Caso a tomada esquente, ela pode ser perigosa?

Verdade!

Por isso é sempre importante estar atento para ver se uma tomada esquenta demais. Além do desperdício de energia elétrica, como falamos anteriormente, isso também indica a possibilidade de incêndio.

5. Usar equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?

Mito!

Na verdade, os raios são atraídos por outros motivos que não têm a ver com a energia elétrica. O que se aconselha, no entanto, é que se desligue os equipamentos em caso de tempestades para evitar que eles sejam afetados com uma possível queda de descarga elétrica que possa eventualmente atingir o local.

>> Saiba como diminuir o risco de trabalhos com eletricidade no tempo chuvoso <<

6. Equipamentos em modo stand by não gastam energia?

Mito!

Equipamentos em modo de espera são considerados “ladrões silenciosos de energia”. Esse tipo de equipamento pode representar até 13% do consumo de energia de uma residência, uma vez que o modo stand by só indica que o aparelho está consumindo o mínimo possível para mantê-lo em condições de acionamento rápido.

7. Uma boa instalação elétrica custa cerca de 5% do valor total da obra?

Verdade!

Quando um projeto e uma instalação são bem executados com materiais de qualidade, isso, na verdade, custa em média 5% do valor total da obra. Esta é uma porcentagem muito ínfima se levarmos em consideração que as pessoas gastam no Brasil cerca de 412 milhões de reais com reparos elétricos por ano de acordo com estudo da Plataforma de Inteligência de Mercado do Grupo Revenda.

Por isso que é tão importante estar atento sobre como são as instalações elétricas em uma obra, especialmente se você é um profissional eletricista. Estes mitos e verdades contemplam apenas uma mínima porcentagem do que é preciso saber sobre instalações elétricas.

Além do conhecimento profissional que os eletricistas devem ter, é muito importante que eles estejam capacitados para lidar com segurança com as instalações elétricas, sejam elas caseiras ou industriais. Isto não apenas previne de situações como incêndios e curtos-circuitos, mas também os ajuda a manter em segurança durante o seu trabalho.

A Beta Educação oferece cursos de capacitação em NR-10 Básico, NR-10 Complementar e Reciclagem em NR-10 (Básico e Complementar) para treinar estes profissionais a realizar seu trabalho com segurança.

Quer ler os artigos da EDUSEG® em primeira mão?