Içamento de Cargas segundo a NR-18

Tiago Maciel
Tiago Maciel
Publicado em
Tempo de leitura de 17 minutos

O sinaleiro e o amarrador de cargas são funções fundamentais para a segurança e confiabilidade das operações de içamento de cargas. Esses profissionais são responsáveis pela segurança da movimentação de uma carga suspensa junto ao operador do equipamento de içamento utilizado.

Orientações para o içamento de cargas com segurança

Infelizmente, não há no Brasil uma estatística oficial dos acidentes com içamento de cargas. Porém, a partir da experiência no segmento, é possível concluir que uma parte significativa dos acidentes acontecem por conta de falhas humanas – seja do sinaleiro, do amarrador de cargas ou do operador do equipamento de içamento.

Para evitar acidentes no processo de içamento de cargas, é importante seguir as recomendações presentes nas normas. Separamos as mais importantes delas para que você possa se atentar.

Atente-se às normas e procedimentos padronizados

Como é natural, todas as operações de amarração de cargas para içamento devem ser realizadas somente conforme o manual de norma ou Procedimentos Operacionais Padronizados. Esse passo a passo é desenvolvido por profissionais especializados em Segurança do Trabalho do SESMT da empresa, junto aos operadores dos equipamentos de içamento, sinaleiros, amarradores de cargas e o engenheiro responsável pela obra.

De modo geral, o manual deve contemplar de forma detalhada as dez etapas ou procedimentos para a execução da amarração de uma carga para içamento. Além disso, todos os amarradores de cargas para içamento devem ter fácil acesso ao manual de normas ou Procedimentos Operacionais Padronizados.

Não é aceitável permitir que cada sinaleiro ou amarrador execute as suas atribuições da maneira que achar melhor, mais fácil ou mais rápido, uma vez que esta é a receita perfeita para a ocorrências de falhas e acidentes. Com esses procedimentos em mãos, esses profissionais não só vão estar mais seguros, mas também vão ter mais ganho de tempo e de produtividade.

Leia também: Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA): recomendações de segurança para a Construção Civil

Conheça as informações essenciais sobre as cargas

Faz parte da responsabilidade do amarrador de cargas para içamento obter todas as informações possíveis sobre a carga que irá amarrar. Só assim ele poderá definir a forma de laçada que vai adotar, bem como os acessórios de amarração que serão escolhidos.

Confira a seguir as principais informações que um amarrador deve possuir sobre a carga para que depois possa analisar os possíveis riscos da operação:

  • Identificar se o formato geométrico da carga é regular ou irregular;
  • Localizar o Centro de Massa aproximado (CM/CG);
  • Conhecer o peso total do recurso unitizador junto ao seu conteúdo, seja ele sólido, líquido ou pastoso;
  • Verificar os pontos de pega já existentes no corpo da carga;
  • Verificar se os materiais estão devidamente distribuídos no interior da gaiola ou caçamba;
  • Conferir se existe risco de queda de parte da carga ou de materiais no seu interior.

Leia também: Qual é a importância de um checklist para a Construção Civil?

Dê especial atenção às características das formas de laçadas

Essa, talvez, seja a mais crítica e complexa atividade de amarração de cargas para içamento. No total, são seis formas de laçadas para amarração de cargas e mais algumas variações, sendo que é o amarrador capacitado que escolhe a forma que mais atenda às necessidades da operação de maneira segura. Confira quais são:

  • Vertical Simples: aqui, o acessório está posicionado na vertical, formando uma perpendicular em relação à superfície horizontal da carga. Essa é uma das formas de laçadas mais recomendadas, desde que a carga possua um ponto de pega no seu Centro de Massa;
  • Vertical Dupla ou Quádrupla: como a última forma, os acessórios estão posicionados na vertical, formando uma perpendicular em relação à superfície horizontal da carga. Aqui, no entanto, é obrigatória a utilização de um balancim ou equalizador simples com travessões perpendiculares;
  • Vertical Dupla Cesto (Basket): é muito semelhante à vertical dupla, porém nessa há um acessório que envolve a carga como um cesto, passando por debaixo desta ao invés de conectar no olhal superior da carga;
  • Forca (Choker): nessa forma de laçada o acessório primário, uma cinta de poliéster, enforca a carga cilíndrica de forma simples, com apenas uma volta ao redor dela. Também possui uma variação, que é a forca dupla, com duas voltas ao redor da peça cilíndrica;
  • Angular (60º): difere-se das anteriores pelo fato de que as duas pernas do acessório primário utilizam ângulos formando 60º em relação à superfície superior da carga. Assim, a tensão aplicada é dividida por cada uma das lingas;
  • Angular (45º): possui ângulos de 45º em relação à superfície superior da carga. Aqui, no entanto, a tensão dividida por cada linga é maior. Portanto, o amarrador sempre deverá estar atento à capacidade da carga de trabalho do acessório primário;
  • Angular (30º): essa forma não é comumente recomendar pois a tensão aplicada a cada cinta acaba sendo igual ao próprio peso da carga.

Apenas os amarradores de carga mais observadores e experientes conseguem estimar com precisão o ângulo da forma de lançada mais apropriado. Por isso, é muito importante que eles estejam atentos a qual laçada deve ser mais segura para usar em cada situação de içamento.

Realize a inspeção visual dos acessórios de içamento

As inspeções visuais devem ser realizadas pelo amarrador de cargas antes e depois da utilização de qualquer acessório de amarração de cargas. Esse costuma ser um procedimento obrigatório e essencial para a segurança das operações, e sua ausência é a causa preponderante de grande parte dos acidentes ocorridos nas operações de içamentos.

Um amarrador de cargas consegue inspecionar seus acessórios com razoável rapidez, evitando que aconteçam possíveis acidentes durante a operação. Todos os acessórios que não forem aprovados com base nos procedimentos técnicos de inspeção visual devem ser retirados e submetidos às inspeções dimensionais e preditivas.

Abaixo, identificamos os itens básicos para que o amarrador de cargas inspecione os acessórios utilizados na montagem das lingas, sejam elas de aço, corrente ou cintas de poliéster:

Além disso, cada tipo de laço e linga vai determinar um tipo diferente de inspeção, que são abordados nos treinamentos para amarradores de cargas. Os acessórios secundários, como ganchos, manilhas e olhais também necessitam de inspeção, e cabe ao amarrador ter um olhar atento para lidar com eles.

Leia também: Vantagens dos cursos online para a construção civil

Analise e defina o trajeto da carga

O movimento de uma carga suspensa em um canteiro de obras envolve uma série de riscos que não podem ser subestimados pelo sinaleiro ou pelo amarrador de cargas. O sinaleiro costuma ser o responsável pela orientação do operador do equipamento de içamento devido, principalmente, à distância e aos inúmeros obstáculos presentes neste entorno.

Definida a operação que vai ser realizada, é dever do sinaleiro, junto ao operador do equipamento, avaliar as melhores e mais seguras alternativas para deslocamento de uma carga suspensa desde a origem até seu destino. São várias as variáveis que devem ser consideradas, dentre as quais, destacamos:

  • Obstáculos fixos e móveis que podem oferecer risco de colisão;
  • Isolamento de áreas e sinalizações pontuais;
  • Condições climáticas e proximidade com fiações de redes elétricas.

Na hora de preparar o local de destino da carga, o sinaleiro ou outro colaborador é que são responsáveis pelo local, e devem sempre levar em consideração o tipo de carga, suas dimensões e outras condições que possam oferecer riscos a terceiros.

Isole e sinalize a área de içamento

De acordo com a NR-18, o isolamento e a sinalização de áreas sob cargas suspensas são obrigatórios, devendo o sinaleiro ou o amarrador de cargas dedicar atenção ao cumprimento dessa exigência. Esse isolamento deve ser realizado por meio da utilização de cones, fitas zebradas, sinalizadores luminosos, cavaletes com mensagens de segurança e placas de sinalização.

Em linhas gerais, o isolamento tem de abranger uma área que seja compatível com as dimensões da carga e com a extensão do seu trajeto, devendo ser mantido durante toda a operação, e ser retirado apenas pelo sinaleiro ou pelo amarrador de cargas.

Leia também: 10 Tipos de Acidentes Mais Comuns na Construção Civil

Utilize recursos de comunicabilidade eficazes

A comunicação está aí para que os acidentes sejam evitados. Operações de içamento de cargas realizadas em canteiros de obras requerem o auxílio de recursos de comunicação eficientes e seguros entre o operador do equipamento e o sinaleiro. São vários os momentos durante a movimentação de uma carga em que o campo visual do operador fica parcial ou completamente comprometido devido aos diversos obstáculos existentes ao longo do trajeto da carga.

Diante da importância da comunicação entre o sinaleiro e o operador do equipamento, o melhor tipo de comunicação é através do rádio comunicador de longo alcance, com maior captação de sinal e resistência a interferências. Além de ser mais moderno, esse recurso costuma ser de baixo custo.

Além do rádio, os sinais gestuais padronizados são uma alternativa comum para a comunicação entre o sinaleiro e o operador da máquina. Confira abaixo qual é a sinalização padrão:

Todas estas orientações estão presentes com mais detalhes no Módulo 3 da capacitação para Amarradores e Sinaleiros com base na NR-18. Esses aspectos operacionais são muito importantes para que o içamento de cargas aconteça de maneira segura, sem que haja a ocorrência de acidentes. Clique no quadro abaixo para conferir o curso online de NR-18 Sinaleiro e Amarrador.

No total, o treinamento ainda conta com outros 5 módulos sobre Princípios Básicos do Içamento de Cargas, Introdução ao Plano de Carga, Principais Acessórios de Amarração, Principais Riscos de Acidentes e Prevenção e Capacitação de Equip

O sinaleiro e o amarrador de cargas são funções fundamentais para a segurança e confiabilidade das operações de içamento de cargas. Esses profissionais são responsáveis pela segurança da movimentação de uma carga suspensa junto ao operador do equipamento de içamento utilizado.

Orientações para o içamento de cargas com segurança

Infelizmente, não há no Brasil uma estatística oficial dos acidentes com içamento de cargas. Porém, a partir da experiência no segmento, é possível concluir que uma parte significativa dos acidentes acontecem por conta de falhas humanas – seja do sinaleiro, do amarrador de cargas ou do operador do equipamento de içamento.

Para evitar acidentes no processo de içamento de cargas, é importante seguir as recomendações presentes nas normas. Separamos as mais importantes delas para que você possa se atentar.

Atente-se às normas e procedimentos padronizados

Como é natural, todas as operações de amarração de cargas para içamento devem ser realizadas somente conforme o manual de norma ou Procedimentos Operacionais Padronizados. Esse passo a passo é desenvolvido por profissionais especializados em Segurança do Trabalho do SESMT da empresa, junto aos operadores dos equipamentos de içamento, sinaleiros, amarradores de cargas e o engenheiro responsável pela obra.

De modo geral, o manual deve contemplar de forma detalhada as dez etapas ou procedimentos para a execução da amarração de uma carga para içamento. Além disso, todos os amarradores de cargas para içamento devem ter fácil acesso ao manual de normas ou Procedimentos Operacionais Padronizados.

Não é aceitável permitir que cada sinaleiro ou amarrador execute as suas atribuições da maneira que achar melhor, mais fácil ou mais rápido, uma vez que esta é a receita perfeita para a ocorrências de falhas e acidentes. Com esses procedimentos em mãos, esses profissionais não só vão estar mais seguros, mas também vão ter mais ganho de tempo e de produtividade.

Leia também: Plataformas de Trabalho Aéreo (PTA): recomendações de segurança para a Construção Civil

Conheça as informações essenciais sobre as cargas

Faz parte da responsabilidade do amarrador de cargas para içamento obter todas as informações possíveis sobre a carga que irá amarrar. Só assim ele poderá definir a forma de laçada que vai adotar, bem como os acessórios de amarração que serão escolhidos.

Confira a seguir as principais informações que um amarrador deve possuir sobre a carga para que depois possa analisar os possíveis riscos da operação:

  • Identificar se o formato geométrico da carga é regular ou irregular;
  • Localizar o Centro de Massa aproximado (CM/CG);
  • Conhecer o peso total do recurso unitizador junto ao seu conteúdo, seja ele sólido, líquido ou pastoso;
  • Verificar os pontos de pega já existentes no corpo da carga;
  • Verificar se os materiais estão devidamente distribuídos no interior da gaiola ou caçamba;
  • Conferir se existe risco de queda de parte da carga ou de materiais no seu interior.

Leia também: Qual é a importância de um checklist para a Construção Civil?

Dê especial atenção às características das formas de laçadas

Essa, talvez, seja a mais crítica e complexa atividade de amarração de cargas para içamento. No total, são seis formas de laçadas para amarração de cargas e mais algumas variações, sendo que é o amarrador capacitado que escolhe a forma que mais atenda às necessidades da operação de maneira segura. Confira quais são:

  • Vertical Simples: aqui, o acessório está posicionado na vertical, formando uma perpendicular em relação à superfície horizontal da carga. Essa é uma das formas de laçadas mais recomendadas, desde que a carga possua um ponto de pega no seu Centro de Massa;
  • Vertical Dupla ou Quádrupla: como a última forma, os acessórios estão posicionados na vertical, formando uma perpendicular em relação à superfície horizontal da carga. Aqui, no entanto, é obrigatória a utilização de um balancim ou equalizador simples com travessões perpendiculares;
  • Vertical Dupla Cesto (Basket): é muito semelhante à vertical dupla, porém nessa há um acessório que envolve a carga como um cesto, passando por debaixo desta ao invés de conectar no olhal superior da carga;
  • Forca (Choker): nessa forma de laçada o acessório primário, uma cinta de poliéster, enforca a carga cilíndrica de forma simples, com apenas uma volta ao redor dela. Também possui uma variação, que é a forca dupla, com duas voltas ao redor da peça cilíndrica;
  • Angular (60º): difere-se das anteriores pelo fato de que as duas pernas do acessório primário utilizam ângulos formando 60º em relação à superfície superior da carga. Assim, a tensão aplicada é dividida por cada uma das lingas;
  • Angular (45º): possui ângulos de 45º em relação à superfície superior da carga. Aqui, no entanto, a tensão dividida por cada linga é maior. Portanto, o amarrador sempre deverá estar atento à capacidade da carga de trabalho do acessório primário;
  • Angular (30º): essa forma não é comumente recomendar pois a tensão aplicada a cada cinta acaba sendo igual ao próprio peso da carga.

Apenas os amarradores de carga mais observadores e experientes conseguem estimar com precisão o ângulo da forma de lançada mais apropriado. Por isso, é muito importante que eles estejam atentos a qual laçada deve ser mais segura para usar em cada situação de içamento.

Realize a inspeção visual dos acessórios de içamento

As inspeções visuais devem ser realizadas pelo amarrador de cargas antes e depois da utilização de qualquer acessório de amarração de cargas. Esse costuma ser um procedimento obrigatório e essencial para a segurança das operações, e sua ausência é a causa preponderante de grande parte dos acidentes ocorridos nas operações de içamentos.

Um amarrador de cargas consegue inspecionar seus acessórios com razoável rapidez, evitando que aconteçam possíveis acidentes durante a operação. Todos os acessórios que não forem aprovados com base nos procedimentos técnicos de inspeção visual devem ser retirados e submetidos às inspeções dimensionais e preditivas.

Abaixo, identificamos os itens básicos para que o amarrador de cargas inspecione os acessórios utilizados na montagem das lingas, sejam elas de aço, corrente ou cintas de poliéster:

Além disso, cada tipo de laço e linga vai determinar um tipo diferente de inspeção, que são abordados nos treinamentos para amarradores de cargas. Os acessórios secundários, como ganchos, manilhas e olhais também necessitam de inspeção, e cabe ao amarrador ter um olhar atento para lidar com eles.

Leia também: Vantagens dos cursos online para a construção civil

Analise e defina o trajeto da carga

O movimento de uma carga suspensa em um canteiro de obras envolve uma série de riscos que não podem ser subestimados pelo sinaleiro ou pelo amarrador de cargas. O sinaleiro costuma ser o responsável pela orientação do operador do equipamento de içamento devido, principalmente, à distância e aos inúmeros obstáculos presentes neste entorno.

Definida a operação que vai ser realizada, é dever do sinaleiro, junto ao operador do equipamento, avaliar as melhores e mais seguras alternativas para deslocamento de uma carga suspensa desde a origem até seu destino. São várias as variáveis que devem ser consideradas, dentre as quais, destacamos:

  • Obstáculos fixos e móveis que podem oferecer risco de colisão;
  • Isolamento de áreas e sinalizações pontuais;
  • Condições climáticas e proximidade com fiações de redes elétricas.

Na hora de preparar o local de destino da carga, o sinaleiro ou outro colaborador é que são responsáveis pelo local, e devem sempre levar em consideração o tipo de carga, suas dimensões e outras condições que possam oferecer riscos a terceiros.

Isole e sinalize a área de içamento

De acordo com a NR-18, o isolamento e a sinalização de áreas sob cargas suspensas são obrigatórios, devendo o sinaleiro ou o amarrador de cargas dedicar atenção ao cumprimento dessa exigência. Esse isolamento deve ser realizado por meio da utilização de cones, fitas zebradas, sinalizadores luminosos, cavaletes com mensagens de segurança e placas de sinalização.

Em linhas gerais, o isolamento tem de abranger uma área que seja compatível com as dimensões da carga e com a extensão do seu trajeto, devendo ser mantido durante toda a operação, e ser retirado apenas pelo sinaleiro ou pelo amarrador de cargas.

Leia também: 10 Tipos de Acidentes Mais Comuns na Construção Civil

Utilize recursos de comunicabilidade eficazes

A comunicação está aí para que os acidentes sejam evitados. Operações de içamento de cargas realizadas em canteiros de obras requerem o auxílio de recursos de comunicação eficientes e seguros entre o operador do equipamento e o sinaleiro. São vários os momentos durante a movimentação de uma carga em que o campo visual do operador fica parcial ou completamente comprometido devido aos diversos obstáculos existentes ao longo do trajeto da carga.

Diante da importância da comunicação entre o sinaleiro e o operador do equipamento, o melhor tipo de comunicação é através do rádio comunicador de longo alcance, com maior captação de sinal e resistência a interferências. Além de ser mais moderno, esse recurso costuma ser de baixo custo.

Além do rádio, os sinais gestuais padronizados são uma alternativa comum para a comunicação entre o sinaleiro e o operador da máquina. Confira abaixo qual é a sinalização padrão:

Todas estas orientações estão presentes com mais detalhes no Módulo 3 da capacitação para Amarradores e Sinaleiros com base na NR-18. Esses aspectos operacionais são muito importantes para que o içamento de cargas aconteça de maneira segura, sem que haja a ocorrência de acidentes. Clique no quadro abaixo para conferir o curso online de NR-18 Sinaleiro e Amarrador.

No total, o treinamento ainda conta com outros 5 módulos sobre Princípios Básicos do Içamento de Cargas, Introdução ao Plano de Carga, Principais Acessórios de Amarração, Principais Riscos de Acidentes e Prevenção e Capacitação de Equipes.

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