Os métodos de extinção de fogo
Tabela de conteúdo
Hoje vamos falar de três métodos de extinção de fogo, você sabe quais são eles? São três métodos.
- Retirada do material combustível (RMC);
- Resfriamento
- Abafamento.

1. Retirada do material combustível (RMC)
É a forma mais simples de se extinguir um incêndio, pois se baseia na retirada do material ainda não atingido, interrompendo a alimentação da combustão. Método também denominado de RCM, corte ou remoção do suprimento do combustível.
Exemplo: fechamento da válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou gasoso, retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas, realização de aceiro, etc.
2. Resfriamento
É o método mais utilizado, pois consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, consequentemente, a liberação de gases ou vapores inflamáveis. A agua é o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A redução da temperatura está ligada á quantidade e á forma de aplicação da água (jato), de modo que ela absorva mais calor que o incêndio é capaz de produzir. É útil o emprego de água onde queimam combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC), pois a água resfria até a temperatura ambiente e o material continuará produzindo gases combustíveis.
3. Abafamento
O abafamento consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Ou seja, não havendo combruente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
Como exceção, estão os materiais que tem oxigênio em sua composição e que queimam sem a necessidade do oxigênio do ar, como por exemplo, os peróxidos orgânicos e o fósforo branco.
Conforme a diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próximo de 8%, onde não haverá mais combustão.
Colocar uma tampa sobre o recipiente contendo álcool em chamas, bem como colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, são duas experiências práticas que mostram que o fogo se apagará tão logo se esgote o oxigênio em contato com o combustível.
Pode-se abafar o fogo com o uso de materiais diversos, como areia, cobertores, vapor d’água, espumas, pós e gases especiais.
Leia também: Extintores de Incêndio: conheça seus principais componentes