Plano de Emergência: tudo o que você precisa saber
Tabela de conteúdo
Independente de quão segura seja a sua organização, é certo que acidentes acontecem. Os planos de emergência servem para melhor lidar com essas situações sem causar danos maiores

É certo que nenhum gestor ou colaborador gostaria de enfrentar uma emergência ao longo de uma jornada de trabalho. No entanto, acidentes acontecem, e para lidar com eles, é preciso estar preparado. O Plano de Emergência tem justamente este intuito: apontar caminhos viáveis para que os trabalhadores da empresa tenham segurança no caso de acidentes, e que possam evitar fatalidades.
>> Aconteceu um acidente de trabalho na empresa! O que fazer? <<
Uma empresa que realmente valoriza a segurança da sua equipe de colaboradores tem de elaborar e deixar disponível para todos um Plano de Emergência – ou PDE, como também é conhecido. Para que tudo transcorra de maneira eficiente, é preciso que este documento seja elaborado de maneira correta. Pensando nisso, dedicamos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto:
1. Afinal, o que é um Plano de Emergência?
Em linhas gerais, um Plano de Emergência pode ser definido como uma estratégia para garantir ser possível elaborar a evacuação do espaço da empresa com segurança no caso de incidentes de maiores proporções, como no caso de situações de incêndio, ou de explosão e desabamento, por exemplo.
>> Quais cuidados você deve ter para evitar incêndios na sua empresa? Conheça no nosso artigo <<
A finalidade do Plano de Emergência é resguardar a vida, o patrimônio e o meio ambiente, além de assegurar a continuidade de funcionamento do negócio. No entanto, existem leis que regulamentam essa questão – e se você procurar por uma definição mais técnica, pode achar na Norma Técnica P4.261 da CETESB que emergências se referem a “riscos de origem tecnológica”.
2. Por que o Plano de Emergência é importante?
Como quase tudo dentro do escopo de Saúde e Segurança do Trabalho, o Plano de Emergência costuma demandar um investimento considerável por parte dos gestores das empresas, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro. No entanto, os benefícios desta ferramenta tornam a relação muito vantajosa.
Ao longo de um incidente como uma emergência, é comum que os colaboradores entrem em estado de pânico, o que pode prejudicar ainda mais a segurança dos envolvidos. É por causa de decisões tomadas no momento de pânico que os indivíduos costumam ficar presos nos elevadores ou interditam as escadas, por exemplo, o que acaba impedindo uma evacuação segura.
Além disso, o que pode ocorrer são quedas e pisoteamentos no meio da correria, ocasionando ainda mais acidentes. Já quando a empresa tem um PDE, os colaboradores sabem o que devem fazer diante de um acidente e, como veremos adiante, alguns deles são até mesmo treinados para colaborar na organização do fluxo de atividades.
Para além da questão humana, o Plano de Emergência também leva em consideração questões materiais, ou seja, ele pode prever medidas para proteger pelo menos os principais equipamentos e maquinários da empresa.
3. Quem é responsável por criar o Plano de Emergência?
São os Bombeiros que determinam se a empresa precisa ou não de um plano de emergência. Sendo assim, o PDE é necessário para manter a empresa dentro da legalidade e, assim, atender às Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.
Por outro lado, criar o Plano de Emergência é papel do responsável por Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SSMA de uma empresa, seja um técnico em Segurança do Trabalho ou uma empresa terceirizada. Este profissional pode contar com o auxílio dos gestores das demais áreas, que vão trazer informações importantes para o planejamento da estratégia e evacuação.
Não importa quem seja esse profissional, o que realmente vale é que exista um PDE de qualidade e eficiente desenvolvido pela empresa.
4. Como desenvolver e o que é preciso ter no Plano de Emergência de uma empresa?
Antes de mais nada, é preciso dizer que o Plano de Emergência de uma empresa nunca será igual ao plano de outra. Embora possam existir modelos que podem ser usados como base, cada empresa deve adaptar a sua estratégia à própria realidade baseada numa análise de riscos previamente elaborada.
Análise feita, os profissionais habilitados elaboram um plano. Nele, estão presentes todos os detalhes sobre o edifício e o que fazer em situação de perigo. Identificados os riscos, é preciso determinar a probabilidade de que eles aconteçam e a sua devida extensão potencial. Essas informações poderão ser usadas, inclusive, para ajudar na priorização das atividades de SSMA.
No caso de uma possível limitação de recursos da empresa, é preciso priorizar a ação voltada aos riscos com maior probabilidade e potencial de danos. Importante destacar que o Plano de Emergência, embora tenha como principal foco lidar com os riscos depois que eles efetivamente acontecem, também podem abarcar propostas para eliminar ou reduzir riscos – ou seja, medidas preventivas.
>> Conheça a importância do mapa de riscos nos ambientes de trabalho <<
Por fim, é importante que a elaboração do plano esteja atenta a eventuais Normas Regulamentadoras, às exigências legais e às boas práticas industriais
5. Como implementar um Plano de Emergência na sua empresa?
Ao realizar a implementação do Plano de Emergência, é importante considerar a colaboração dos gestores de cada equipe porque é preciso preparar os colaboradores para agir da maneira correta durante um incidente.
Como nem sempre é possível fazer essa preparação com todos os colaboradores, uma sugestão é fazer com que os gestores indiquem pessoas-chave nesse processo. Sendo assim, aqueles escolhidos terão a responsabilidade de organizar os demais em caso de emergência.
Nesta preparação, é importante considerar dois elementos principais: a comunicação transparente sobre os riscos dentro da empresa, e a realização de simulações e exercícios práticos. Além disso, esses treinamentos precisam ser periódicos e a equipe de colaboradores precisa ser avisada com relação às circunstanciais mudanças.
Por exemplo, caso um colaborador preparado para executar o PDE seja desligado da empresa, é necessário escolher um novo indivíduo para realizar essa tarefa. Por isso é tão importante ter um controle sobre os responsáveis pelo Plano de Emergência em cada empresa!
Após apresentarmos esses dados, a dúvida que fica é: a sua empresa tem se posicionado para a criação de um Plano de Emergência? Existe uma preocupação com essa ferramenta de segurança?
Se você quiser, conte a sua experiência com relação ao desenvolvimento e a implementação do PDE nos comentários!
Aproveite e confira também os nossos cursos online de Saúde e Segurança do Trabalho.