O PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos é um documento que apresenta um conjunto de ações que devem ser tomadas para minimizar ou eliminar os riscos existentes em um ambiente de trabalho. Já o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho é um documento que apresenta um diagnóstico das condições ambientais do trabalho, identificando os riscos existentes e sugerindo medidas para melhorar as condições do ambiente de trabalho.
Os silos de armazenamento são considerados espaços confinados de acordo com a NR-33, e os acidentes nesses locais podem ser extremamente perigosos. Alguns dos riscos envolvidos incluem asfixia, intoxicação, queda e choque elétrico. Por isso, é importante tomar todas as precauções necessárias ao trabalhar em um silo de armazenamento, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual.
É muito importante ter controles coletivos e individuais para trabalhar com inflamáveis. A NR-20 é uma norma que estabelece os requisitos mínimos para a gestão de riscos em atividades envolvendo produtos e substâncias perigosas.
A NR-17 foi criada na Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978, que aprova as normas regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Objetivo da NR-17 A norma tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das […]
Por mais que esta seja uma recomendação óbvia, muitos operadores, seja por questão de excesso da pressão no trabalho, seja simplesmente para testar a capacidade máxima do equipamento, ainda insistem em levantas pesos acima da capacidade máxima de levantamento das empilhadeiras. Isso pode acarretar uma série de acidentes que comprometem a integridade não só dos seus operadores, mas também das pessoas que estão ao redor dessas empilhadeiras em movimento.
No último ano, a indústria da construção civil cresceu 9,7% em relação ao ano anterior. Um dos equipamentos mais utilizados em canteiros de obras são as plataformas de trabalho aéreo, que facilitam a operação de trabalhos realizados em alturas elevadas. Apesar de práticos, esses equipamentos podem ocasionar uma série de acidentes para quem os opera.
Dentre as principais causas de doenças do trabalho está a perda auditiva. Isso acontece, em grande parte, porque os gestores e técnicos em Saúde e Segurança do Trabalho, não se atentam para elaborar e acionar um efetivo Programa de Conservação Auditiva (PCA) nas empresas, conforme aponta a legislação trabalhista.
Se, durante a Análise de Riscos na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos 9PGR) forem identificados perigos para a saúde respiratória dos colaboradores, é preciso acionar um conjunto de medidas de segurança para protegê-los de riscos químicos e biológicos no local de trabalho. É sobre isso que se trata o Programa de Proteção Respiratória (PPR).
Existem parâmetros estabelecidos na NR-17 no que diz respeito a luminosidade no ambiente de trabalho. Por isso, hoje vamos explicar melhor quais são eles e de que forma o não cumprimento pode afetar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. A luminosidade no ambiente de trabalho parece ser um fator primário, mas ainda sim são […]
Assegurar a saúde respiratória dos funcionários dentro do ambiente de trabalho faz parte das obrigações dos empregadores. Por isso é tão importante elaborar um Programa de Proteção Respiratória (PPR) que envolva Equipamentos de Proteção Respiratória como respiradores e afins.
O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho constatou que o número de acidentes subiu 30% em 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior. Mesmo que um dos motivos tenha sido o aumento de notificações hospitalares por conta da pandemia de Covid-19, isso indica que há muito a se fazer no Brasil quando se trata de Saúde e Segurança no Trabalho – especialmente pelo fato de que houve uma estimativa significativa de 20% de subnotificações.
Parabéns! Você acaba de ser contratado para trabalhar como técnico em Saúde e Segurança do Trabalho para uma empresa. Agora é a hora ideal para você conhecer a organização, o fluxo de trabalho, os riscos iminentes na produção para, a seguir, elaborar um Plano de Ação realmente eficiente.