Doença do trabalho e doença ocupacional, qual a diferença?
Hoje abordaremos sobre a diferença entre doença ocupacional e doença do trabalho. Termos ainda bastante confundidos, confira!
Continuar lendoHoje abordaremos sobre a diferença entre doença ocupacional e doença do trabalho. Termos ainda bastante confundidos, confira!
Continuar lendoNeste texto você irá conferir sobre o que são os agentes de risco e quais são eles! A classificação dos agentes de risco ajudam na elaboração de programas de mapa de risco, PPRA entre outros. A Portaria Nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego possui uma série de NR’s que consolidam a legislação trabalhista relacionadas […]
Continuar lendoEm trabalhos relacionados a espaços confinados, são necessários procedimentos e medidas de segurança específicos. Um vigia é responsável por monitorar e proteger a segurança dos trabalhadores que estão realizando atividades nestes espaços. Já o supervisor de entrada é responsável por supervisionar todo o processo de entrada e saída.
Continuar lendoEntenda sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e quais empresas devem constituir a CIPA de acordo com a NR-05 – Norma Regulamentadora 05.
Continuar lendoA SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sendo regulamentado pela norma regulamentadora nº 04 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Confira as atribuições do SESMT a seguir.
Continuar lendoHoje no Diálogo Diária de Segurança – DDS da saúde, vamos falar sobre a AIDS também chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV e Sida. Confira!
Continuar lendoO PPRA e o PCMSO são programas que promovem a prevenção, o monitoramento e controle de possíveis riscos à saúde e integridade do trabalhador. Neste artigo você irá descobrir qual deve ser feito primeiro, o PPRA ou PCMSO. Primeiramente devemos entender a função de cada programa e algumas diferenças entre eles: O PPRA A sigla […]
Continuar lendoGarantir a segurança do funcionário é uma das preocupações de qualquer administrador. Dependendo da área de atuação, a empresa deve fornecer e verificar a correta utilização dos Equipamentos de Proteção.
Continuar lendoA eletricidade está diariamente presente nas nossas vidas. Ela se tornou imprescindível para as pequenas atividades de rotina de cada ser humano. Apesar disso, manter a qualidade das redes e dos sistemas elétricos e garantir a segurança dos profissionais que atuam com este tipo de serviço requer preparo e treinamento.
Continuar lendoA sigla LTCAT significa Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. Este documento é destinado para demonstrar as condições ambientais de trabalho do colaborador durante o período da empresa, a fim de determinar se o trabalhador terá direito a pensão especial. Entenda melhor sobre o LTCAT a seguir!
Continuar lendo